quinta-feira, 13 de setembro de 2012

07 de Setembro: Fanfarra Joaquim Moreira!

A Fanfarra da Escola Joaquim Moreira participou de forma exemplar no desfile em comemoração ao dia da independência do Brasil (07 de setembro). Direção, coordenação, administrativos e corpo docente participaram em apoio aos alunos no desfile. Foi um evento maravilhoso em que foi demonstrado o sentimento de patriotismo e orgulho de nossa nação.


 




 




 








Produção Textual: "Jogar Bola!"




Jogar Bola.

Eu gosto de jogar futebol assim como qualquer outro menino da minha idade, meu nome é Bryan tenho 14 anos e jogo no NEET F.C. (Não Existe Esse Time de Futebol Clube).
Nosso estádio é bem moderno, é uma quadra que você dá uns dez passos já acabou, não tem área, meio campo, escanteio, lateral e marca de penalti, mas olhando pelo lado bom, tem chão.
As goleiras, nem falo, são mesas escolares velhas e enferrujadas, e a nossa bola, ás vezes é uma Jabulani da Feira, ás vezes é uma Penalti da Feira, ás vezes é só uma bola, mas repito, da Feira.
A arquibancada é grudada na quadra, assim toda a hora que uma pessoa passa por perto, ele será atingido, as vezes é um professor, ás vezes é um aluno.
Agora colocaram redes para a bola não cair no telhado, mas deve ter mais bolas lá no telhado do que na loja de artigos esportivos.
E a bola também vai pra fora e as vezes cai nas casas do vizinhos, mas é um bom time.
Ao menos a quadra nunca caiu, ela só alaga as vezes com a chuva, os alunos que vão jogar puxam á água da quadra, por que se tiver água não tem jogo.

Bryan 9º ano "A"



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PROJETO PROBLEMATIZANDO A GEOGRAFIA NAS REDES SOCIAIS!!!


É impossível pensar o mundo de hoje sem a internet. As redes sociais mudaram a forma com que as pessoas se relacionam e trocam informações com o mundo, em especial entre os jovens. Muito interessante e atraente o modo como estes se relacionam nesses meios. Uma ferramenta de tamanho alcance não deve ser simplesmente ignorada pela escola. Do ponto de vista educacional, trata-se de um importante caminho para gerar motivações e uma predisposição para aprender de forma contextualizada, atribuindo significado aos conhecimentos.
            Tal entendimento permite refletir sobre o uso das comunidades virtuais como ambientes de aprendizagem, que nos leva ao desfio de compreender sobre os modos de aprendizagem em grupo e sobre o papel das comunidades virtuais em processos de produção coletiva de conhecimentos. Explorar informações e cooperar em rede são atitudes que podem e devem ser trabalhadas desde o momento em que um aluno se conecta à rede.
            Diante disto, cabe a nós educadores utilizarmos estes meios tecnológicos a fim de que o aluno se aproxime da realidade do mundo que o cerca. Problematizar, questionar, compartilhar, posicionar-se de forma crítica, são objetivos deste projeto. O aluno aqui sairá um pouco do mundo virtual, o qual o utiliza para os seus interesses pessoais e afetivos, para contribuir e analisá-lo de maneira problematizadora.
           
Nestas expectativas, a professora Alcinéia iniciou este rico projeto com os alunos dos 9ºs anos desta unidade escolar, onde o alvo principal é levá-los a se posicionar criticamente diante das realidades sociais, além de conhecer a importância das redes sociais como ferramenta educacional, capaz de instigar informações e buscar conhecimentos.








Parabéns a Profª Alcinéia pela iniciativa!