sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Matemática e as TIC´s (GeoGebra e TuxMath!!!) 6º e 8º ano!!!

O professor Glauber na última quinta-feira trouxe os alunos das turmas de 6º e 8º ano para o laboratório de informática com o objetivo de trabalhar uma aula diferenciada, utilizando as TIC´s, baseando-se em dois aplicativos do nosso sistema operacional (Linux Educacional 4.0) o GeoGebra e Tuxmath.

GeoGebra é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.
Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.

Tux of Math Command — que em português significa Tux, do Comando da Matemática, em sátira ao desenho animado da Disney, Buzz Lightyear, do Comando Estelar — ensina às crianças a pensarem de forma rápida, desenvolvendo assim a lógica matemática e a velocidade de raciocínio.

Uma das bases de matemática é o raciocínio rápido, e aprender a desenvolvê-lo é a tarefa mais divertida que pode há. São muitos os pais que proíbem seus filhos de passar muito tempo diante do computador ou jogando videogames, mas essa é a melhor maneira de fazer uma criança aprender lógica e raciocínio.
É evidente que alguns jogos desenvolvem mais uma parte ou outra, mas mesmo os jogos em que só o que parece acontecer é matação sem fim, raciocínio, destreza e reflexos são exigências para a vitória. Ainda assim, um jogo educativo, sempre cai melhor do que games de pancadaria.

Maiores informações acessem o link: http://linuxeducacional.com/









 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aula sobre climas do Brasil!



Climas do Brasil

O clima do Brasil dispõe de uma ampla variedade de condições de tempo em uma grande área e topografia variada, mas a maior parte do país é tropical. Segundo o sistema Köppen, o Brasil acolhe seis principais subtipos climáticos: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, temperado e subtropical. As diferentes condições climáticas produzem ambientes que variam de florestas equatoriais no Norte e regiões semiáridas no Nordeste, para florestas temperadas de coníferas no Sul e savanas tropicais no Brasil central. Muitas regiões têm microclimas totalmente diferentes.

                                 Arquipélago de Fernando de Noronha – PE
                                 Fonte: Wikipédia.org, 2012.

O clima equatorial caracteriza grande parte do norte do Brasil. Não existe uma estação seca real, mas existem algumas variações no período do ano em que mais chove. Temperaturas médias de 25°C,com mais variação de temperatura significativa entre a noite e o dia do que entre as estações. As chuvas no Brasil central são mais sazonais, característico de um clima de savana. Esta região é tão extensa como a bacia amazônica, mas tem um clima muito diferente, já que fica mais ao sul, em uma altitude inferior.

                                 Neve em São Joaquim, Santa Catarina.
                                 Fonte: Wikipédia.org, 2012.

No interior do nordeste, a precipitação sazonal é ainda mais extrema. A região de clima semiárido geralmente recebe menos de 800 milímetros de chuva, a maioria do que geralmente cai em um período de três a cinco meses no ano e, por vezes menos do que isso, a criação de longos períodos de seca. A "Grande Seca" de 1877–78 no Brasil, a mais grave já registrada no país, causou cerca de meio milhão de mortes. Outra em 1915 foi devastadora também.

                                 Floresta Amazônica.
                                  Fonte: Wikipédia.org, 2012.

No sul da Bahia, a distribuição de chuva muda, com chuva caindo ao longo do ano. O Sul e parte do Sudeste possuem condições de clima temperado, com invernos frescos e temperatura média anual não superior a 18 °C; geadas de inverno são bastante comuns, com ocasional queda de neve nas áreas mais elevadas.